Professora: Greyciane Lins
Complemento das aulas de Sistema de Informação
Aluno: Eron Targino da Silva
Visão de um sistema de informação - T.I, Dado, Informação, Conhecimento, Inteligência e Análise de Sistemas.
1. T.I - Tecnologia da Informação - O que é Tecnologia da Informação ou T.I?
Conjunto de recursos não-humanos empregados na coleta, armazenamento, processamento e distribuição da informação.
Conjunto de recursos computacionais para manipular dados e gerar informações e conhecimentos.
A TI é composta de: Hardware, Software, Banco de Dados, Telecomunicações e Redes.
2. Sistemas
Sistema é conjunto de partes que interagem entre si, de forma ordenada, a fim de atingir um objetivo comum.
Outra forma de se analisar um sistema seria através do modelo baseado em entradas, componentes, saídas, objetivo e feedback.
*** Entrada: Recursos externos. É tudo aquilo que o sistema necessita para funcionar.
*** Componentes: Procedimentos internos do sistema para a transformação dos elementos da entrada, responsável pela transformação das entradas em resultados
*** Saída: Resultado que o sistema devolve ao ambiente externo. São os resultados do processo de transformação das entradas. É importante não confundir as saídas com os objetivos do sistema. As saídas são o meio pelo qual o sistema atinge seus objetivos.
*** Objetivo: É a finalidade para qual o sistema existe.
*** Feedback: Retorno da saída como resposta, reação , ou opinião. Constituem-se na confrontação das saídas do sistema com padrões previamente estabelecidos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Computação, sistemas de informação são componentes complexos, que podem ser descritos em termos de suas dimensões organizacional, humana e tecnológica, e exigem uma abordagem multidisciplinar no que diz respeito a sua otimização e a resolução dos problemas que lhes são pertinentes.
3. Dado, Informação, Conhecimento
* Dado
“fato bruto ou suas representações que podem ou não ser úteis ou pertinentes para um processo particular”(AUDY, ANDRADE, CIDRAL, 2005, p. 93).
“seqüências de fatos brutos que representam eventos que ocorrem nas organizações ou no ambiente físico, antes de terem sido organizados e arranjados de uma forma que se possa entender e usar” (LAUDON, 2007, p. 9).
* Informação
São os dados presentes em um contexto carregados de significados.
“São dados apresentados em uma forma significativa e útil para os seres humanos” (LAUDON, 2007, p. 9)
* Conhecimento
É uma propriedade subjetiva, inerente a quem analisa os dados ou informações. O conhecimento está atrelado ao ser humano que verifica o fato e consegue atribuir mais significados e, sobretudo, fazer uso da informação.
4. Sistemas de Informação
Segundo a Sociedade Brasileira de Computação, sistemas de informação são componentes complexos, que podem ser descritos em termos de suas dimensões organizacional, humana e tecnológica, e exigem uma abordagem multidisciplinar no que diz respeito a sua otimização e a resolução dos problemas que lhes são pertinentes.
Fonte: Material de estudo da turma TADS-3 - 2º Semestre de 2011 do Instituto Superior Fátima.
Disciplina: Sistemas de Informação, Professora: MSc. Greyciane S. Lins.
QUESTIONÁRIO
1. Enumere e descreva 6 motivos pelos quais os Sistemas de Informação são tão importantes para as empresas hoje.
* Eficiência e Agilidade na gestão de suas informações;
* Relacionamento mais estreito com clientes e fornecedores;
* Gerenciar e planejar recursos da empresa;
* Novos produtos, serviços e modelos de negócio;
* Vantagem competitiva;
* Sobrevivência;
2. O que é exatamente um Sistema de Informação?
Estrutura composta por organizações, tecnologia e pessoas.
3. Enumere e descreva as dimensões humana, organizacional e tecnológica do Sistema de Informação.
* Dimensão Oganizacional:
- Vendas e Marketing - vender os produtos e serviços da organização;
- Fabricação - produzir produtos e serviços;
- Finanças - administrar os recursos financeiros da organização (dinheiro, estoque, hipotecas, etc );
- Contabilidade - manter os registros financeiros da organização;
- Recursos Humanos - atrair, desenvolver e manter a força de trabalho da organização.
* Dimensão Humana:
- As pessoas percebem os desafios de negócio no ambiente; apresentam as estratégias organizacionais para responder a esses desafios e alocam recursos financeiros e humanos para atingir a estratégia e coordenar o trabalho;
- As pessoas têm também a responsabilidade de chefia;
- As pessoas devem criar novos produtos, serviços e até re-criar a organização de tempos em tempos;
- As pessoas devem direcionar trabalhos criativos usando novo conhecimento e informação . A tecnologia da informação tem um papel importante no redirecionamento e reprojeto da organização.
* Dimensão Tecnólogica:
Tecnologia da Informação é uma das principais ferramentas disponíveis aos gerentes para enfrentar as mudanças.
Tecnologia da Informação é o instrumento que mantém a organização unida;
- hardware;
- software;
- tecnologia de armazenamento;
- tecnologia de telecomunicações.
4. Dê alguns exemplos de problemas humano, organizacional e tecnológicos nas empresas.
Dimensão dos Problemas Organizacionais
* Dimensões organizacionais
- Processos organizacionais ultrapassados
- Atitudes e cultura pouco colaborativas
- Conflitos internos
- Ambiente organizacional turbulento ou em mutação
- Complexidade da tarefa
- Recursos inadequados
* Dimensão Tecnológicas
- Hardware antigo ou insuficiente
- Software ultrapassado
- Administração de dados inadequada
- Capacidade de telecomunicações insuficientes
- Incompatibilidade de sistemas legados
- Mudança tecnológica acelerada
* Dimensões Humanas
- Falta de treinamento de funcionários
- Dificuldades para avaliar o desempenhado
- Ambiente de Trabalho
- Falta de participação dos funcionários
- Administração indecisa e deficiente
5. Qual o papel do Sistema de Informação para os problemas citados. É possível resolve-los com tecnologia.
Os sistemas de informação têm sido desenvolvidos para otimizar o fluxo de informação relevante no âmbito de uma organização, desencadeando um processo de conhecimento e de tomada de decisão e intervenção na realidade. De modo geral, existe um consenso de que um sistema de informação deve ser estratégico e contribuir para que uma organização possa alcançar os seus objetivos (Rowley, 1995). Para isso, a abordagem metodológica no seu desenvolvimento deve ser voltada para a determinação das necessidades, a organização, a disseminação e a representação da informação, com o objetivo de otimizar a cadeia de valor do sistema. (MORESI, Eduardo Amadeu Dutra. Delineando o Valor do sistema de informação de uma organização)
Não somente com tecnologia, mas com toda a sua estrutura é possível resolver os problemas citados.
Pesquisa sobre BI:
BI - Business Intelligence
Por Scheila Mello
Há muito se está falando sobre BI – Business Intelligence, suas aplicações e soluções tecnológicas disponíveis no mercado, mas será que sabemos do que estamos falando? “Se não tivermos ao menos a consciência do conceito correto de BI, para o qual existem os mais diversos tipos de conceituação na atualidade, é preciso ter muito mais cuidado quanto à escolha de uma solução de BI.
O primeiro passo é ter claro o conceito de BI por meio do entendimento dos dois termos que compõem o referido conceito: Business (negócio) e Intelligence (inteligência).
O primeiro, superficialmente, quer dizer a intermediação de uma atividade comercial com fins lucrativos, quando se trata do mundo empresarial. O segundo se refere à faculdade de aprender, apreender ou compreender; capacidade de resolver situações problemáticas mediante a reestruturação de dados perceptivos.
Com a junção dos dois termos acima, é correto supor que a inteligência do negócio está ligada à capacidade das pessoas em posições estratégicas dentro de uma empresa e que estão diretamente ligadas ao negócio, pessoas com poder de decisão para adaptar ou alterar o rumo da empresa, interna (estrutura, recursos humanos, financeiros, materiais, etc) ou externamente (mercado, concorrência, econômico, etc).
O conceito de BI se presta justamente ao objetivo de auxiliar estas pessoas por meio do tratamento da base de dados existentes, de maneira a aprimorar o processo de tomada de decisão.
O BI engloba o uso de ferramentas sofisticadas, que fazem parte da área de pesquisa como, por exemplo, a Inteligência Artificial (IA), proporcionando além de informações mais acuradas, uma base de conhecimento, com a conseqüente disseminação do conhecimento obtido no referido tratamento da base de dados, que nada mais são do que as práticas oriundas das decisões tomadas, por toda a empresa, em um contínuo “”feedback”".
Existem muitas “”vozes”" no mercado que propagam que as ferramentas que compõem uma solução de BI podem representar a “”inteligência do negócio”", ou seja, a mencionada capacidade das pessoas de tomarem decisão, citada anteriormente.
As empresas fazem parte do mundo dos negócios e esse visa ao lucro, ao retorno dos capitais investidos no menor tempo possível. Numa esfera altamente competitiva como esta, as informações assumem um papel fundamental no sucesso dessa empreitada. Em face a enorme quantidade de informações que são despejadas sobre nós diariamente, necessitamos de critérios para selecionarmos e organizarmos os dados que nos interessam.
Como não poderia deixar de ser, os sistemas de informações prestam uma grande contribuição nesse sentido. Esse sistema proporciona lucros quando permite que uma maior quantidade de bens sejam produzidos, uma maior quantidade de clientes sejam atendidos, a satisfação e fidelização dos mesmos sejam conquistadas, e finalmente, permite uma melhor alocação dos recursos disponíveis, gerando economia, e conseqüentemente maximização dos lucros.
Obtendo essas informações rapidamente e de forma estruturada, a empresa sairá na frente, descobrindo os problemas com seus produtos, possibilitando corrigi-los com maior velocidade, irá saber se seus clientes estão satisfeitos e poderá definir novas estratégias para expansão no mercado. Numa economia globalizada e veloz como a nossa, essas tecnologias são um grande diferencial competitivo, e nós já temos vários casos de sucesso, aplicando-as.
Mas, o ponto mais importante nessa mistura de tecnologias é a empresa poder direcionar todo seu capital intelectual para a sua devida função, que é pensar. Os gerentes e diretores poderão ter as informações rapidamente, e também terão mais tempo para melhorarem todos seus processos e analisarem mais os seus dados, que passarão a ser valiosas informações. Aí a TI (Tecnologia da Informação) estará exercendo seu grande papel, que é o de fornecer informações de qualidade, e deixar de ser uma amontoadora de dados.
O Business Intelligence (BI) – pode ser entendido como um guarda-chuva conceitual que envolve a Inteligência Competitiva (CI), a Gerência de Conhecimento (KMS) e a IBI (Internet Business Intelligence), pesquisa e análise de mercado, relacionados a nova era da Economia da Informação, dedicada a captura de dados, informações e conhecimentos que permitem as organizações competirem com maior eficiência no contexto atual, é um conjunto de ferramentas utilizado para manipular uma massa de dados operacional em busca de informações essenciais para o negócio.
Torna-se fácil entender agora por que palavras como competitividade, globalização e qualidade fazem parte de dia-a-dia das empresas. Aquelas que não estão medindo esforços para conquistá-lo e tê-lo como seu cliente mais fiel com certeza se perderão no meio do caminho.
Bom para cada um de nós, clientes e consumidores. E melhor ainda para cada um de nós que, como parte integrante das empresas, teremos muito o que fazer.
Scheila Mello
scheilavm@uol.com.br
fonte: http://www.profissionaisdetecnologia.com.br/blog/?p=181
Classificação dos Sistemas de Informação.
Por existir diferentes níveis em uma organização, existem diferentes tipos de sistemas servindo cada nível organizacional.
1. Sistemas de Processamento de Transação (SPT): atendem ao nível operacional da organização
2. Sistemas de Informação Gerenciais (SIG): atendem ao nível gerencial
3. Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) ou Sistemas de Suporte à Decisão (SSD): Atendem às necessidades no nível estratégico da organização.
4. Sistema de Apoio ao Executivo (SAE): Ajudam a gerência sênior tomar decisões
Sistema de Nível Operacional
Dão suporte aos gerentes operacionais no acompanhamento de atividades e transações elementares da organização.
• Gerentes operacionais: monitoram as atividades diárias da empresa
O principal propósito é responder questões de rotina:
• Quantas peças existem no estoque?
• Qual o tamanho da folha de pagamento este mês?
Para responder estas questões a informação deve ser facilmente acessível, atual e precisa;
Exemplo:
• Sistema de Controle de Estoque;
• Sistema para armazenar depósitos bancários a partir de máquinas automáticas;
• Sistema para acompanhar o número de horas trabalhadas por dia pelos empregados de chão de fábrica.
Sistema de Nível Gerencial
São projetados para servir no monitoramento, controle, tomada de decisão e atividades administrativas dos gerentes middle.
• gerentes middle: executam os programas e planos do gerente sênior.
Fornecem relatórios periódicos ao invés de informações instantâneas sobre as operações.
Esses sistemas frequentemente respondem questões “o que... se”:
– Qual seria o impacto nos cronogramas de produção se dobrássemos as vendas no mês de dezembro?
– O que poderia acontecer ao nosso retorno de investimento se o cronograma da fábrica fosse atrasado por seis meses?
• Respostas a essas questões exigem novos dados de fora da organização assim como dados internos que não podem ser obtidos dos sistemas a nível operacional.
Sistema de Nível Estratégico
São projetados para apoiar as atividades de planejamento de longo alcance dos gerentes sênior.
• gerentes sênior: tomam decisões estratégicas de longo-prazo sobre produtos e serviços a produzir
Seu principal interesse é conciliar alterações no ambiente externo com a capacidade organizacional existente.
Esses sistemas frequentemente respondem questões:
– Quais serão os níveis de emprego em 5 anos?
– Que produtos deveriam ser produzidos em 5 anos?
– Quais são as tendências de custo industrial a longo prazo e aonde nossa firma se encaixa?
Integração e Relacionamento dos Sistemas
Atividade Avaliativa
Utilizando a classificação dos Sistemas de Informaçao, de acordo com seu aprendizado resolva a situação desta empresa.
Uma empresa do setor varejista possui as seguintes características:
-> Matriz em São Paulo, 7 filiais no Sudeste e Centro-Oeste;
-> Alguns gerentes reclamam que alguns produtos estão em falta, enquanto outros estão em excesso;
-> Está perdendo espaço para concorrência;
-> A matriz não está conseguindo manter o controle de saída dos produtos das filiais
-> O setor de compras com o fornecedor esta centralizado na matriz.
Dica: Faça um organograma.
Resposta:
Em desenvolvimento